26 de dezembro de 2008

Comer sem pressa

Mastigar os alimentos com calma,saboreando os alimentos,permite uma digestão mais facil e melhor aproveitamento dos nutrientes.

Quem nunca ouviu que o horário das refeições deve ser respeitado, que é importante mastigar com calma e é errado comer na frente da televisão ou do computador? Mas pouca gente leva estas recomendações a sério, o que é um erro. Segundo a nutricionista Suzana Bonumá*, a tranqüilidade nestes momentos é fundamental para que nosso organismo consiga digerir e absorver adequadamente os nutrientes dos alimentos ingeridos.Mas o que significa exatamente comer sem pressa? "Mastigar os alimentos de forma suficiente a transformá-los de sólido a pastoso e permitir que a amilase salivar (primeira etapa da digestão) atue nos alimentos e prepare-os para as próximas etapas da digestão", explica ela.Não existe um número mínimo de vezes que se deve mastigar cada garfada, mas a dica é triturar os alimentos muito bem antes de engoli-los e isso só se consegue reservando um tempo mínimo para as refeições. Se você é daqueles que engole a comida em cinco minutos e corre para a faculdade ou o estágio sem reservar um tempo à mesa, precisa começar a mudar este hábito e reprogramar seus horários. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você vai se acostumar a chegar antes em casa ou a se programar para comer em um local próximo ao seu compromisso. Afinal, um dos pontos importantes quando se fala em alimentação é conquistar uma rotina de horários e consumir alimentos saudáveis regularmente como vegetais, frutas, grãos e cereais integrais, laticínios - e evitar o excesso de açúcar e gorduras.
Ah! Também não vale comer na frente do computador, teclando com os amigos, ou da tevê, assistindo ao seu seriado favorito. O motivo? Porque não nos concentramos na comida e na mastigação e sim no que está se passando na tela."Comemos no ritmo das imagens e emoções do que estamos vendo. Quando as cenas são mais agitadas ou geram ansiedade a tendência é exagerar na quantidade e na rapidez", lembra a nutricionista.O resultado de comer depressa é um "congestionamento" no estômago. Como os sucos gástricos não dão conta de quebrar todo o bolo alimentar para que vá ao intestino e sofra os demais processos digestivos de forma adequada, há piora na eficiência da absorção dos alimentos, o que causa indigestão."Ao ser mastigado lentamente o alimento pode ser quebrado com mais eficiência, há esvaziamento mais rápido do estômago e melhor absorção dos nutrientes no intestino", afirma a nutricionista.
Conclusão: manter a calma e a concentração durante as refeições faz maravilhas pela sua saúde!
*Suzana Bonumá, nutricionista do Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Especialista em fisiologia do exercício, atende crianças e adultos.

Panqueca de Aveia com Frango e Milho


Ingredientes

Massa:

- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto

Recheio:

- 300 g de filé de frango
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- sal a gosto
- salsinha picada

Molho:

- 1 xícara (chá) de caldo de legumes sem gordura
- 1 lata de milho verde
- sal a gosto
- cebolinha verde picada

Modo de PreparoMassa:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e faça 6 panquecas em frigideira antiaderente. Reserve.

Recheio:

Frite os filés e junte o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até amaciar. Bata no processador e recheie as panquecas.

Molho:

Bata os ingredientes no liquidificador e passe pela peneira. Leve ao fogo até encorpar. Coloque sobre as panquecas e polvilhe a cebolinha.

Fica uma gostozuraaaaaaa!!!!

25 de dezembro de 2008

Natal, niver do meu filho

Passei a virada do natal com minha mãe, meu marido e meus filhos um tanto desanimador; então fiquei teclando com minha amiga Camila e assim passamos a noite, acho que ela é igual a mim não da muita importância para estas festas, deu meia noite e trá lá lá e fui fazer a ceia comi pra caramba depois fui dormir hó que doce ilusão pois estava muito calor e chovendo, vai entender esse clima louco de São Paulo , passei a noite rolando de um lado para o outro me deu uma dor de cabeça enorme. Mas quase amanhecendo consegui dormir, mas tive que acordar cede por que minha amiga Simone "Picio" me ligou desejando feliz natal conversei com ela e desejei felicidades passei o telefone para minha mãe e em seguida para meu filho que por sinal esta ficando mais velho hoje e me sinto ficando velha junto.
Fui abraçar meu filho de número 1 desejar-lhe felicidades ele ganhou muitos presentes esta muito feliz ganhou do padrastinho como assim ele diz um DVD com Karaokê e com direito a joguinhos e tapete de dança ele estando feliz eu também fico.

Boas festas!!!








***************************Feliz Natal e um Ano Novo fodástico para todos !!E lembre-se - “O que engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e.....o Natal”. ***************************

23 de dezembro de 2008



Hoje acordei muito mau , triste já chorei até num ter mais lagrimas ,estou preocupada de não dar nada certo ,esses médicos que cancela tudo ,e eu não tenho outra opção a não ser esperar ,tenho um problema com o convenio ele é reintegrado ,e só tenho agora 7 meses e alguns dias ,ai fico pensativa será que vai dar tempo ou não, com essa enrolação toda meu medo e de estar jogando dinheiro fora pagar essa grana toda e não dá ,e se eu fazer outro ai tenho que esperar 2 anos pela carência .
Já fiz até promessa pra Nossa Senhora ,é tenho que apelar pra fé se os homens não pode me ajudar quem sabe minha santa pode ,quem sabe tudo que já pedi pra ela me atendeu quem sabe ela me de essa forcinha rsrsr,
Hoje falei com a Tiane um amor ela sempre pronta a dar uma palavra de conforto ,coitada vivo enchendo ela ,mas ela sempre ali me dando força ,falou pra eu não sofrer por antecipação ,perguntou e o pensamento positivo ,eu disse acho que acordei sem ele ,ou ele ainda está dormindo .
Por mim eu nem levantava da cama ,mas como não posso ter esse luxo ,tenho que levantar e cuidar dos meus nens (filhos) o Ton esta dando um pouco de trabalho ,garganta inflamada tadinho nas vésperas do aniversario e assim dodói ,fiz uma sopinha meia boca pra ele ,e o pequeno ficou com ciúmes ,e dei pra ele também a sopinha e eu só comi um pouco de granola ,perdi o apetite com tudo isso ,quero ver quando eu melhorar acho que vou comer um boi ,pensando assim então devo de ser muito feliz pq sou gorda ,se quando estou chateada eu não como ,credo que pensamento idiota .
Só isso por hoje .

21 de dezembro de 2008

Dúvidas comuns


O que é Obesidade Mórbida?
Obesidade Mórbida é definida como um Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 35 Kg/m2 com comorbidades ou 40 Kg/m2 ou mais, sem comorbidades.
Quais são os tratamentos para a obesidade?Há inúmeros programas que visam à redução do peso, os quais incluem supervisão nutricional, programas de modificação comportamentais psiquiátricos, dietas comerciais, medicamentos para redução do apetite e o uso do balão intra-gástrico.

O que é Índice de Massa Corpórea?
É o peso (em Kg) dividido pela altura do paciente (em M).

O que significa comorbidade?
A condição de obesidade severa está associada a um grande número de problemas de saúde. Alguns desses problemas são causas de morte precoce como a doença das artérias coronárias, o diabetes de início em idade adulta, as dificuldades respiratórias do obeso e apnéia do sono, o risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e outros. Existem também outros problemas que podem estar presentes como doenças articulares graves dos membros inferiores e até mesmo um risco aumentado para alguns tipos de câncer (útero, mama, intestino grosso).Estima-se que o risco de morte prematura de homens severamente obesos é 12 vezes maior quando comparado com homens não obesos na faixa etária dos 25 aos 34 anos.

O que é a Cirurgia Bariátrica?
É um procedimento cirúrgico que tem por objetivo proporcionar e manter uma perda importante de peso, ou seja, vislumbra a cura da obesidade mórbida e suas consequências.

Quando se opta pelo tratamento cirúrgico?
Normalmente os pacientes que são submetidos à Cirurgia Bariátrica já passaram por vários tipos de dieta ou por outros meios que objetivam a perda de peso. Contudo, quando se alcançam índices de peso que definem obesidade mórbida, com ou sem comorbidades, a indicação cirúrgica torna-se incontestável no sentido de se minimizar os riscos de mortalidade precoce.

O Balão intra-gástrico é um procedimento cirúrgico?
Não. Trata-se de um procedimento pouco invasivo, onde um balão, normalmente preenchido por um líquido, é posicionado dentro do estômago através de uma endoscopia com sedação.

Qual a diferença entre o Balão e a Cirurgia Bariátrica?
O Balão apresenta-se como um tratamento temporário, mas eficiente, para indivíduos com sobrepeso (25-29Kg/m2) ou obesidade não severa (30-35Kg/m2). Também pode ser utilizado nos obesos mórbidos e superobesos (≥50kg/m2) como uma forma de melhor prepará-los para um procedimento definitivo (Cirurgia Bariátrica).

Mas o Balão é colocado em um centro cirúrgico?
Não necessariamente. É um procedimento que necessita de sedação e uma estrutura que normalmente é encontrada nos centros onde são realizados os procedimentos de endoscopia digestiva.

Ficarei com o Balão por quanto tempo?
Normalmente se permanece com o Balão por um período de seis meses.

Quais são os tipos de cirurgia?
As cirurgias realizadas e que são reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e pelo Conselho Federal de Medicina são as seguintes:Cirurgias restritivas – são as menos utilizadas atualmente, têm o objetivo de restringir o volume de alimento ingerido. A mais realizada constitui-se na colocação de um anel ajustável de material altamente especializado na transição esôfago-gástrica.Cirurgias restritivas com desvio do trânsito intestinal (Capella / Wittgrove) – são as mais realizadas. Transformam uma porção do estômago em um pequeno reservatório de +/- 30 ml, diminuindo bastante a quantidade de alimento ingerido, e também promovem uma disabsorção de uma fração dos alimentos através de um desvio no trânsito do intestino delgado.Derivações bílio-pancreáticas (Scopinaro/Duodenal Switch) – são procedimentos com indicações mais selecionadas que levam a um processo de maior disaborção alimentar e não interferem na quantidade de alimento ingerido.

Qual é o tratamento ou cirurgia mais indicado / adequado ao meu caso?
A escolha do melhor procedimento cirúrgico baseia-se no Índice de Massa Corpórea e na quantidade de calorias e tipo de alimento que normalmente o paciente ingere.

Essas cirurgias oferecem riscos? Quais?
Sim, como quaisquer outros procedimentos cirúrgicos. Embora mínimos, existem índices de morbidade e mortalidade cirúrgicos. A mortalidade e a mortalidade desse procedimento varia obviamente com a condição clínica pré-operatória do obeso e seu grau de obesidade. As complicações mais comuns no período pós-operatório são as pulmonares (pequenos colabamentos no pulmão–atelectasias e pneumonias), trombose venosa profunda e embolia pulmonar (coágulos que se forma dentro do sistema venoso), infecção da ferida operatória, vazamento do conteúdo gastrointestinal através da abertura das suturas (costuras) realizadas, sangramento digestivo pelo reto, e cálculos na vesícula biliar a longo prazo. De modo gera, a mortalidade encontra-se em níveis inferiores a 3%.

Por que optar pela cirurgia aberta ou videolaparoscópica?
A cirurgia realizada da forma aberta (convencional) ou por videolaparoscopia é exatamente a mesma, o que muda é o acesso utilizado - grandes incisões (na aberta) ou mini-incisões (na laparoscópica). Obviamente, quando se opta pela forma menos invasiva, a dor pós-operatória e as complicações com a própria ferida cirúrgica são menores, o tempo de internação e de recuperação também é menor, fazendo da cirurgia por videolaparoscopia a mais adequada e devendo ser indicada sempre que possível.

Em média quanto tempo dura o procedimento?
Em média esses procedimentos duram em torno de 1h e 30 min. a 2 horas, mas depende da experiência do cirurgião e do entrosamento de sua equipe cirúrgica, principalmente quando realizada por videolaparoscopia.

É uma cirurgia dolorosa?
As cirurgias realizadas da maneira convencional (aberta), diferentemente daquelas realizadas por videolaparoscopia, tendem a proporcionar mais dor no período pós-operatório devido à extensão da incisão cirúrgica, mas é um fato totalmente controlável uma vez que existem no mercado poderosos esquemas de analgesia pós-operatória, seja forma endovenosa ou por via oral.

É possível a realização de alguma outra cirurgia simultaneamente?
Sim. Desde que isso não acrescente um aumento na morbidade da cirurgia bariátrica. Procedimentos ditos limpos (cirurgias plásticas principalmente) devem ser evitados no mesmo ato, uma vez que os procedimentos bariátricos são potencialmente contaminados.

Qual o tamanho da cicatriz?
No procedimento convencional, é realizada uma incisão vertical acima da cicatriz umbilical, cuja extensão varia de acordo com o cirurgião e o paciente, porém esta deve ter no mínimo 20 cm. Já no procedimento videolaparoscópico, são realizadas cinco a sete pequenas incisões estratégicas de 10 a 12 mm.

Há alguma recomendação específica para o pré-operatório?
Além do preparo pré-operatório que se faz de rotina para qualquer procedimento cirúrgico, é solicitado ao paciente que se esforce para uma certa perda de peso, pois alguns quilos a menos podem significar melhores condições para uma anestesia geral e também podem ajudar durante o procedimento.

Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho e às atividades normais?
Com o advento da cirurgia videolaparoscópica o quesito recuperação rápida tornou-se uma realidade. Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e que apresentam boa evolução pós-operatória poderão retornar ao trabalho e às suas atividades normais dentro de dez a quinze dias.

Qual é o tempo médio de recuperação?
O paciente estará apto a realizar atividades leves em aproximadamente 7 a 10 dias. Já para atividades que exijam esforços físicos moderados é razoável aguardar um período de pelo menos 30 dias.

Como será o pós-operatório?
Nas operações realizadas por videolaparoscopia o período pós-operatório costuma ser tranqüilo, com pequeno desconforto nos locais das incisões. É muito importante salientar que a dieta (líquidos) adotada nesse período deve ser seguida rigorosamente.

Terei que ingerir apenas líquidos?
No período inicial de 30 dias a dieta líquida deve ser seguida rigorosamente. Após esse período, haverá nova orientação nutricional com evolução da dieta.

Como será minha alimentação?
Em decorrência do processo restritivo que é criado com a cirurgia, mínimas quantidades de alimento várias vezes ao dia são suficientes para gerar saciedade plena.

Sentirei muita fome?
Não. O primeiro reflexo de saciedade da fome é o enchimento do estômago, e como agora ele é bastante reduzido, poucas quantidades de alimento são suficientes.


fonte:
http://www.sbcbm.org.br/faq.php?cod=1

19 de dezembro de 2008

Ontem

Ontem nem deu para eu passar por aqui ,foi uma correria só,reunião de escola foi tudo bem ,meu passou sem problemas também não poderia esperar outra coisa dele ,não por ser mãe coruja mas todas as mães no seu intimo sabe como é seu filho ,e o meu graças a Deus , é muito dedicado aos estudos .
Passando o dia meu excelentíssimo marido o lindo passou o dia soldando uns ferros aqui que tristeza, queimou tudo as vistas imaginem a encheção que foi, homem em casa só faz arte, fomos na farmácia o farmacêutico não quis nem vender um colírio, fomos para o hospital ele não conseguia nem abrir os olhos coitado, mas fomos lá e ai o medico perguntou e ele parecia uma criancinha de tanta dor que nem falava eu que expliquei tudo ao medico ,ele mandou a enfermeira fazer uma limpeza e colocar um colírio e uma pomada nossa ele chegou a gritar de dor nunca vi ele gritar daquele jeito ,fiquei muito preocupada mas hoje está melhor ,(homem em casa só faz arte mesmo).

"Amo muito tudo isso!!!"

Ton e eu
Eu e a bizinha tadinha ela que aguenta todo esse corpinho


eu de costas





Meus filhos Thiaguinho ,Ton









Hum olhinho de sono...









Meu amore...maridão companheiro para todas as horas ...